segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cultura

Abaixo um pequeno texto que escrevi sobre o conceito de CULTURA:

O conceito de cultura é um dos mais conhecidos dentro das ciências humanas e a Antropologia se constitui em torno deste conceito, que, por sua vez, pode ser múltiplo e contraditório.
De forma mais ampla, pode-se definir cultura como todas as realizações materiais e imateriais (de objetos a crenças) de um povo, é o complexo de conhecimentos e habilidades humanas empregadas socialmente. No século XIX, Darwin defendia a teoria evolucionista, afirmando que todas as culturas passavam pelas mesmas etapas ao longo de sua existência, evoluindo da mais primitiva a mais avançada, garantindo ao etnocentrismo um caráter científico.
Franz Boas, no início do século XX critica a visão de Darwin, afirmando que as diferentes culturas se desenvolvem de modo particular e não podem ser analisadas sob a ótica de outra cultura, fazendo uso da História para explicar a diversidade cultural.
Através das minhas leituras não encontrei um conceito único sobre cultura, entretanto em alguns aspectos todas estas visões se igualam, como o fato das diferenças genéticas não determinarem comportamentos culturais.
Também vale pontuar que não é só a Antropologia que busca a definição de cultura. A linguística e a etimologia afirmam que cultura, colonização, culto, vem do latim colo, que significa a ocupação da terra. Logo a cultura é aquilo que se trabalha, o que se cultiva, a transmissão de valores e conhecimentos por gerações. Neste sentido, Alfredo Bosi coloca que cultura é o conjunto de práticas, técnicas, símbolos e valores que devem ser transmitidos às gerações futuras a fim de garantir a convivência social, aproximando-a ao ato de educar.
Em qualquer dessas leituras, a cultura evidencia regras de convivência social, envolvendo o cotidiano. Logo, não há sociedade sem cultura, uma vez que é ela que permite a adaptação do indivíduo no meio social, dando-lhe as ferramentas necessárias para interagir de modo satisfatório.
Os desentendimentos, muitas vezes, provêm de choques culturais, entre poucos indivíduos ou entre sociedades inteiras, e estes encontros provocam transformações em ambas as sociedades. Estas mudanças são possíveis graças às estruturas dinâmicas das culturas, que permitem trocas culturais importantes.

Trabalhar os diferentes conceitos de cultura é uma ferramenta importante contra o preconceito, característico do etnocentrismo, pois permite trabalhar a diversidade estimulando o respeito às diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário