sexta-feira, 23 de maio de 2014

Análise de um anúncio de revista... Mulheres

Por Graziela Oliveira


DESCRIÇÃO

O anúncio escolhido, intitulado Branca de Neve, faz parte da Campanha conhecida como “Conto de Fadas”, veiculada na revista Veja e desenvolvido pela agência AlmapBBDO para o grupo O Boticário, no ano de 2005.


ANÁLISE PLÁSTICA

É composto por duas páginas, tendo ao centro – levemente deslocado para a direita – a imagem de uma jovem, enquanto pela margem esquerda surge uma mão carregando uma maçã, que parece estar sendo oferecida à modelo.
Ocupado o primeiro plano da imagem, a fruta ganha destaque também por sua cor, brilho e tamanho. É sustentada por uma mão bem cuidada, de pele aparentemente macia e delicada, com unhas pintadas de um vermelho escuro.
Em seguida, nosso olhar é arrastado para a figura feminina ali presente, cujo olhar causa a sensação de que ela está encarando, de forma penetrante, o leitor. Enquadrada frontalmente a modelo veste, possivelmente, um vestido jeans com detalhes em cetim vermelho. Bem apertado, o decote destaca o colo e apela para o poder de sedução, uma vez que faz saltar, aos olhos do leitor, os seios da modelo, sem, com isso, parecer vulgar, pois o modelo “canoa”, bem como o corte da fotografia logo abaixo da linha superior do vestido, permitem visualizar somente sua parte superior. A maquiagem utilizada em seu rosto jovem, de pele branca e aparentemente bem hidratada, é suave, destacada apenas pelo batom vermelho e pelas maçãs do rosto evidenciadas pelo uso do blush. O cabelo negro, longo e liso contrasta com seus olhos azuis e são adornados por uma faixa vermelha.
Atrás da modelo há um fundo que remete ao céu. Tem, na margem superior um tom escuro que vai gradativamente clareando - de um azul esverdeado até alcançar o branco, nos pés das páginas, lembrando nuvens.
Logo acima da maçã, na altura dos olhos da jovem, encontra-se o texto do anúncio escrito na cor branca. Em letras maiúsculas e fonte relativamente pequena (comparado ao tamanho das imagens) tem pouco destaque no anúncio, sendo percebido somente depois do olhar percorrer as duas imagens. Ele traz a mensagem: “Era uma vez uma garota branca como a neve, que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões, mas vários morenos de 1,80m”. Um segundo texto, no pé da mesma página, alinhado, pelo centro, com o texto principal, passa quase que despercebido. Este, também escrito em caixa alta, porém na cor azul, é de um tamanho ainda menor e informa: “Mais de 2.300 lojas esperando por você. www.oboticario.com.br I 08000 41 30 11”. E, finalmente, temos, no canto superior esquerdo da segunda página, o logo da empresa e seu slogan “você pode ser o que quiser”.
O anúncio, sem bordas ou margens, parece contrastar em diversos aspectos. Ao mesmo tempo em que temos a uma textura áspera no céu e no jeans do vestido, a pele, cabelos e o próprio cetim nos apresentam o liso. As cores empregadas – azul e vermelho – também causam certa tensão, que, por sua vez, contrasta com a aparente calma da moça.
No que se refere à diagramação, percebemos a fuga do modelo padrão de leitura de imagens, que segue da esquerda para a direita e de cima para baixo. Neste caso, o olhar é primeiramente direcionado para a maçã, que vai para os olhos da modelo, boca, busto, sobe para o cabelo para só então visualizar o texto em branco, o logo e o slogan. O texto informativo é notado somente se o anuncio for contemplado por mais tempo. O olhar, portanto, flui pelas páginas de forma atípica, mas prende o leitor justamente por esta lógica diferenciada.


ANÁLISE ICÔNICA

Os contos de fadas constituem-se como uma importante parcela da Literatura Infantil que, disseminados pelo mundo, corroboram para uma cultura infantil que transcende limites geográficos e étnicos. As conhecidas tramas fazem parte do imaginário de crianças, adolescentes e adultos desde o início do século XVII, quando escritas por Charles Perrault – algumas reeditadas pelos Irmãos Grimm dois séculos mais tarde. Estes contos tem por característica o destaque, a centralidade, de personagens femininos, são elas fadas, princesas, madrinhas, rainhas malvadas e até mesmo bruxas.
A Campanha traz personagens clássicas, explicitamente expostas em seus anúncios, contudo, elas foram reinventadas, estão mais modernas, despojadas e independentes, transparecendo uma aura meio fantástica e surreal, assim como as belas princesas das estórias infantis. Tanto as personagens dos contos quanto as da publicidade exercem certo encantamento. Sua beleza é objeto de desejo de homens e mulheres. E é por atingir desta forma a opinião feminina que o mercado publicitário faz uso desta linguagem.
No anúncio em questão a modelo nos remete à história da Branca de Neve – sua aparência não deixa dúvidas. A personagem da campanha d’O Boticário é encantadora, contudo não aparenta a submissão e a inocência do conto dos Grimm, pelo contrário, seu olhar baixo e penetrante mostra uma mulher decidida, independente. A mão feminina que segura a maçã não necessita de complemento para se fazer entender, representa a rainha má. A maçã aparece com o mesmo significado que nos é comum: símbolo do pecado, da tentação – da madrasta por tentar envenenar a moça e da gula da moça que não resiste à beleza da fruta.
A união das duas imagens – moça e fruta – faz com que comparemos o conto ao anúncio, assim como a princesa à uma mulher comum - que pode se tornar tão bela quanto à personagem, despertando o desejo masculino e a inveja feminina, bastando para isso usarem os produtos da marca anunciada.


ANÁLISE TEXTUAL

O texto serve de apoio à imagem, direcionando o leitor para a linha interpretativa desejada pela agência. Serve de comparação imediata com um conto de fadas ao estabelecer como início a expressão “Era uma vez”, nos transporta à história de Branca de Neve ao afirmar que a garota era ”branca como a neve” e segue comparando ao falar da inveja que dela sentiam, contudo, esta ideia é rompida quando afirma que ela conheceu “vários morenos de 1,80m” ao invés dos sete anões. Fica estabelecida, portanto, uma característica dos homens que conhece, uma vez que os adjetivos moreno e alto (mesmo que este termo não esteja explícito) nos são tidos como sinônimos de beleza masculina. (lembrando da música famosa na década de 1980 que dizia: “Moreno alto, bonito e sensual, talvez eu seja a solução dos seus problemas...”)
Curioso, entretanto, que esta Branca de Neve anunciada não é submissa aos homens. Ela não é escolhida por um príncipe, pelo contrário, é ela quem tem o poder de escolher qual dos “vários morenos de 1,80m” será seu príncipe.
Reforçando a ideia de que uma mulher comum, que tenha acesso aos produtos da marca, possa também ser uma princesa, o slogan “Você pode ser o que quiser” confere ao Boticário e aos seus produtos o status de poção mágica. O texto em azul é meramente informativo, e de pouquíssimo destaque, podendo, muitas vezes, passar despercebido. Entretanto demonstra a facilidade de se encontrar a “Fada Madrinha” em uma das “mais de 2.300 lojas”, pelo site ou pelo telefone disponibilizado.


ANÁLISE DO SIGNIFICADO GLOBAL

Branca de Neve, imortalizada nos livros dos Irmãos Grimm e revivida pelos estúdios da Disney, é a figura dramática, cujo pai casa-se novamente, após o falecimento de sua esposa e mãe da personagem, com uma rainha vaidosa, invejosa e má. A madrasta, que não suporta conviver com a moça, mais bela do que ela, manda matá-la sem sucesso. A jovem foge e encontra sete anões, que vivem na floresta, com quem passa a viver. Neste ambiente, tem sua vida ameaçada novamente pela madrasta até ser, finalmente, salva por um belo príncipe com quem se casa.
No conto dos Irmãos Grimm, Branca de Neve é descrita como a mais bela, esta característica é motivo de apreciação – por parte do caçador que não a mata, dos anões que não a enterram e do príncipe que por ela se apaixona - e inveja – por parte da madrasta (competição de beleza entre uma mulher mais velha e uma mais nova).  Também percebemos como característica a resignação perante vários acontecimentos narrados – não tem coragem de voltar ao castelo no qual morava, não enfrenta a rainha e aceita as condições impostas pelos anões (executar as tarefas domésticas). Além disso, sua pureza e inocência são outros traços marcantes. Sendo assim, vemos em Branca de Neve um padrão de feminilidade ainda cultuado por inúmeras pessoas: admirada e amada por sua beleza enquanto subordinada aos homens e dependente se sua proteção e zelo.
Toda esta descrição dos contos de fadas nos leva a perceber o quanto a beleza é valorizada. Contudo, nas histórias, não é somente o físico que conta, sua índole também é impregnada de generosidade e bondade. Para as princesas do mundo real somente o mito do corpo perfeito tem sido estimado. Cabe destacar que este pensamento é uma construção atual. Antes dos séculos XV e XVI a mulher era considerada um ser maléfico, demoníaco, considerada inferior aos homens. Seu papel social era somente servir ao homem e procriar. Com o advento do Renascimento elas adquirem certo reconhecimento, carregado de lirismo, se aproximam das divindades, ainda que subordinadas aos homens. A mulher atual surge como ser pensante, com direitos e deveres que vão além de sua capacidade reprodutiva. Adquirem legitimidade nos estudos, no trabalho, no direito ao voto, na liberdade sexual.
Sendo assim, percebemos as princesas dos contos como sendo o segundo modelo apresentado: belas, porém resignadas. Enquanto isso, as princesas do século XXI, exaltadas pela publicidade, apresentam as características do terceiro modelo e são a estas mulheres que se pretende alcançar com a campanha.
Historicamente percebemos que os cuidados com a pele e corpo eram privilégios daquelas que não trabalhavam, de famílias abastadas, quadro que mudou radicalmente, pois nos dias de hoje, com a disseminação de informações dos padrões de beleza – uma beleza criada com maquiagem e programas de edição de imagens – a busca pelo ideal feminino tornou-se frenética, indiferentemente do poder financeiro.
Atualmente, independentes e donas de si, as mulheres compreendem uma significativa parcela consumidora graças à ascensão social feminina, resultante de sua entrada no mercado de trabalho. Tornam-se, portanto, alvos de empresas que exploram o infinito universo feminino em sua busca constante por fórmulas mágicas que permitam a elas manterem-se jovens e belas. Seu corpo, assim, é instrumento e mercadoria e a publicidade se apropria destes ideais de beleza tão sonhados criando personagens que exercem o fascínio nas consumidoras, estimulando o desejo de serem tais quais as modelos das campanhas. É desta forma que os anúncios apresentam produtos como sendo “Fadas Madrinhas”, capazes de tornar qualquer mulher em uma princesa única. A beleza é, portanto, sinônimo de persuasão, com o único objetivo de se vender um produto.

De caráter puramente emocional, o anuncio pretende estabelecer um elo entre a instituição e o consumidor, criando uma identidade – a de uma mulher bela, desejada e decidida, independente de quais produtos da marca em questão for fazer uso. Destaca-se a forma como esta modelo se coloca no anuncio – enquadrada do peito para cima – mostrando, com o olhar, a posição de femme fatale, sem a nudez e vulgaridade às quais já estamos acostumados, transportando o leitor para um universo mágico e lúdico.

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